sexta-feira, 3 de julho de 2009

Concepção de Aprendizagem e Desenvolvimento


Segundo Os Saberes da Educação Infantil

"A aprendizagem caracteriza-se como a apropriação e a produção da cultura, dos modos de vida, das crenças, das concepções, dos conhecimentos elaborados e sistematizados, permeados pela emoções, partilhados significativamente com os diferentes grupos ou sujeitos que compõem o contexto mais próximo à criança, de modo que, na relação com a realidade social mais ampla, possibilitam a ela elaborar seus sentidos e significados sociais para compreender o mundo, agir sobre lê, transformá-lo e ser transformada. Essa transformação é recíproca, pois tanto a criança quanto os demais sujeitos envolvidos nesse processo (família, amigos, profissionais da instituição de educação infantil etc.), colocam suas emoções e afetividades, aprendendo e se desenvolvendo". p.30.

Nesse processo, configura-se a zona de desenvolvimento proximal (ZDP) define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Quer dizer, é a série de informações que a criança, como também o adulto, tem a potencialidade de aprender mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis.

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