sexta-feira, 3 de julho de 2009

Concepções de Educação e Educação Infantil


“Educação Infantil não é ... um ‘luxo’ ou um “favor”, é um direito a ser melhor reconhecido pela dignidade e capacidade de todas a crianças...” (CEB 022/98). E a criança na nossa concepção de Educação e Educação Infantil é uma pessoa sócio histórico dialética que tem qualidades de dialogar com o mundo através de questionamentos, raciocínios, opiniões, imaginações, escolher a partir das múltiplas relações com o outro e com a cultura e de opor-se e/ou aceitando, expressando-se, diferenciando-se ou igualando-se, num movimento dialético que ao mesmo tempo é constituída e constituinte nas e das convivências entre as pessoas. Formando assim
novas perspectivas de mundo e de identidade cultural, que por sua vez é:

Uma riqueza estimulante que amplia as possibilidades de florescimento da espécie humana, incentivando cada povo ou cada grupo a nutri-se de seu passado, a colher as contribuições compatíveis com suas características próprias, dando assim continuidades ao processo de criação própria. ( Candau,1997,pág.239)

Essa possibilidade de constituir sua própria identidade através das convivências é envolvida por momentos de expressão de força, rompimentos e transformação.

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