sexta-feira, 3 de julho de 2009

Concepção de Infância e Criança


Temos a convicção que estamos vivendo um momento histórico de grande avanço quanto ao reconhecimento do espaço da criança em nossa sociedade, já que a prática pedagógica embasadas em conceito inerentes a Psicologia e à Didática das mais diversas¹ não estão sendo mais admitidas como ponto de partida para elaboração de projeto educativo nos Cmei´s de Goiânia.
Tendo como ponto de partida a criança como sujeito de direitos, o qual media e mediador de conhecimentos. Concebemos a criança como um ser que esta intrínseco nas relações sócio- culturais –dialéticas e consequentemente produtora de uma cultura singular, a qual se manifesta de diversas formas e na busca de contemplar essa singularidade da criança de conviver com o mundo social e físico dentro do CMEI, nos propomos a garantir os direitos: Direito ao contato com a natureza; Direito à brincadeira; Direito ao movimento em espaços amplos; Direito à proteção, ao afeto e à amizade; Direito à atenção individual; Direito ao ambiente aconchegante e seguro; Direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão; Direito a desenvolver sua identidade cultural,racial e religiosa; Direito à higiene e à saúde; Direito a alimentação sadia.

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